Processos judiciais e as avaliações imobiliárias

Com o desenvolvimento do mercado imobiliário as decisões judiciais necessitam de laudos de avaliação muito mais bem preparados e sofisticados, laudos mais de acordo com a realidade do setor.

A apuração do valor dos imóveis, a avaliação imobiliária, exige estudo de vários fatores informativos, de onde parte a essencialidade dos laudos periciais, cuja metodologia deve atender às constantes mudanças econômicas vivenciadas pelo país.

Há vários fatores que devem ser levados em consideração como a segurança pública da região, as restrições ambientais, as novas determinações das construções da localidade, etc. Esses e outros aspectos acarretam sérias consequências sobre o valor dos imóveis, Avaliação de imóveis rurais Curitiba.

Além disso, a colaboração das partes pode ser fundamental, sendo clara a lei ao dispor sobre o acompanhamento das partes que poderão apresentar informações suplementares sobre o processamento da perícia ou mesmo exigir esclarecimentos sobre o laudo pericial. Com isso, ocorrerá um resultado concreto e verdadeira apuração técnica.

Mas ainda é possível que o juiz identifique outros fatores que formarão sua convicção judicial,  de acordo com o Código Processual Civil: O juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo formar sua convicção com outros elementos ou fatos provados nos autos.

Esta entrada foi publicada em 14 de junho de 2017. Crie um bookmark para o link permanente.