Compra de imóveis para quem saiu do Brasil

imobiliaria curitiba

É muito comum pessoas que saíram do Brasil para trabalhar no exterior e que conseguiram guardar dinheiro retornarem ao Brasil querendo comprar imóveis para investir. Neste caso, o corretor de imóveis deve orientar o cliente brasileiro para que primeiramente procure um advogado, a fim de que o investimento seja registrado perante o Banco Central.
Qualquer pessoa que more fora do Brasil é estrangeiro, mesmo com nacionalidade brasileira, porque nosso controle cambial e de capitais é feito com base no domicílio e não da nacionalidade. Se um brasileiro que more fora do país quer comprar imóveis para alugar no Brasil estará na mesma situação de um estrangeiro.
O corretor de imóveis tem a obrigação de orientar seu cliente para que procure um advogado, a fim de que o investimento seja registrado no Banco Central. E tudo deve ser formalizado através de e-mail, fax ou carta, que servirá como proteção adicional ao corretor caso a operação venha a ser investigada pelos órgãos de repressão à lavagem de dinheiro. O registro no BC deve acontecer em até 30 dias após o envio do capital do estrangeiro para o Brasil.
Não é necessário interromper a venda, nem os procedimentos de assinatura de contrato e registro, mesmo que o registro seja feito ao final.

Esta entrada foi publicada em 20 de julho de 2017. Crie um bookmark para o link permanente.